Preconceito

13 01 2011

O preconceito (pré – conceito, ou seja, conceituar algo antes de analisar a fundo) é uma ocorrência em grande parte devido a ignorância das pessoas que não respeitam diferenças. Desde o começo da história conseguimos achar exemplos de preconceito: antigamente mulheres não eram consideradas cidadãs e não tinham direitos, negros eram escravizados com a desculpa de serem uma raça inferior, a Igreja seguia os que questionavam deus ensinamentos, a Segunda Guerra Mundial e a morte de milhares de judeus.

Aqui você pode ver alguns gráficos, um que demonstra o grande número de pessoas a nossa volta que são racistas (grafico 1 ) e o outro demonstrando o número de pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito (grafico 2). Ambos os gráficos cedidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa) e seus números estão em porcentagem.

Grafico 1:

 

Gráfico 2:

O preconceito existe, em todo lugar. Não posso dizer com certeza, mas creio que se não todas uma grande maioria esmagadora das pessoas tem um pouco de preconceito, seja com homossexuais, seja com coloridos, punks, roqueiros, mendigos, pessoas mais simples, pessoas ricas… Os mais comuns são o racial, o social e o relacionado ao sexo, isso ainda nos dias de hoje.
Mas do mesmo jeito que você tem preconceito com algo, tem gente que gosta disto ou tem isso como uma realidade. Pessoas mais simples não são em nada diferentes de pessoas mais ricas. Os mendigos tem o mesmo direito de viver que os Skin Heads, os punks e rockeiros são apenas mais um grupo de pessoas que gosta de um estilo de música e se vestir e o seguem , assim como os coloridos.

Se você entrar neste link que o leva direto ao vídeo de uma música da banda Restart você verá um claro exemplo de preconceito nos comentários. Eu não vou mentir para vocês, não gosto da maneira como essas bandas novas estão se vestindo, mas não é por isso que ficarei postando comentários de forma até agressiva contra essas bandas, nem entrar e ficar falando mal, mesmo porque eles estão fazendo sucesso, diferentemente de você que fica aí sentado fazendo nada.

Se você entrar neste vídeo do Felipe Neto você verá uma visão sobre preconceito, e alguns comentários que também exclamam outras visões de preconceito. Ele fala de diversos tipos de preconceito, mas um que me chamou muito a atenção também devido ao apelo que ele fez mostrando aos 2 minutos e 42 segundos duas fotos de duas mulheres foto abaixo do post), e pergunta qual a mais sábia, e faz uma sábia crítica dizendo que você escolheu a da esquerda (caso tenha escolhido esta mulher) não por ela ter cara de sábia, mas pela outra ser mais atraente e o fato de o homem não admitir que mulheres bonitas podem ser inteligentes, uma forma mais específica de preconceito relativo a sexualidade.

Sem falar nos milhares de vídeos e comentários que rolam por aí de que, por exemplo, a Lady Gaga é satânica (clique aqui e veja o clipe de Alejandro, um de seus mais polêmicos). Se isso for ou não verdade, não podemos também julgar as pessoas que gostam de suas músicas, mesmo porque os supostos símbolos satânicos estão em sua quase totalidade nas imagens dos clipes, não nas letras.

Apesar de todos estes preconceitos já citados acima, ainda acho que o pior preconceito é o preconceito contra pessoas doentes ou com alguma deficiência, seja esta psicológica ou física. As pessoas não percebem que somos todos uma só raça, que se eles são diferentes, não temos de ter medo de ajudá-los, nem receio em nos aproximar, muito menos evitar contato. Devemos nos aproximar, eles tem muito a nos ensinar.

Não importa qual seja sua cor de pele, não importa de que sexo você seja ou sua posição sexual, não importa que etnia você seja, não importa o seu estado financeiro, nem os seus gostos. Nenhuma diferença deveria ser grande o bastante para competir com a característica que une a todos nós: o fato de sermos todos Seres Humanos.

Alguns preconceitos não citados anteriormente:

preconceito linguistico;
preconceito espiritual;
preconceito religioso (citado apenas no 1 parágrafo mas sem maior aprofundamento no tema);
xenofobia, dentre outros.

Alguns sites interessantes sobre preonceito:
http://meadd.com/sempreconceito/6182676
http://desigualdades.com.sapo.pt/index_ficheiros/Page388.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/preconceito.htm (que abaixo do post também recomenda alguns sites)


Ações

Information

Deixe um comentário